O projeto INCOME realizou uma sessão participativa no salão Musical da Mina de São Domingos, no dia 13 de novembro de 2024, pelas 17:00.
O evento, organizado pelo Instituto Politécnico de Beja e Universidade de Évora, em parceria com a Fundação Serrão Martins, e Câmara Municipal de Mértola, reuniu elementos da população da Mina de São Domingos e representantes das seguintes entidades: Junta de Freguesia Santana de Gambas, Comissão de Moradores da Mina de São Domingos, São Domingos Futebol Clube, Associação de Reformados, Grupo Coral da Mina, Guarda Nacional Republicana, Câmara Municipal de Mértola, Fundação Serrão Martins, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Beja e Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA.
Foi apresentado o projeto INCOME, e discutidas as diferentes perceções e visões sobre o território, vivências e atividades à volta da Mina de São Domingos.
O Projeto INCOME – Inputs para uma região mais sustentável – Instrumentos para a gestão de zonas contaminadas por metais, propõe a criação de um modelo de gestão ambiental para áreas mineiras contaminadas por metais potencialmente tóxicos. Este modelo irá integrar os resultados da aplicação de um conjunto de métodos e instrumentos de análise para a monitorização das áreas contaminadas, tais como, análise biofísica, química de solos e águas, geofísica, deteção remota hiperespectral e inteligência artificial. Os inputs para as regiões contaminadas serão alcançados através da otimização e poupança de recursos nas etapas de amostragem e análise, controle e gestão da contaminação por metais em tempo real.
Mina de São Domingos
- Sustentabilidade
- Inovação
- Tecnologia
- Cooperação
Este projeto é apoiado pelo Programa Promove da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A investigação é desenvolvida por um consórcio criado para o efeito, constituído por Instituições de Ensino Superior e Unidades I&D (CREATE, MARE, ICT, CICF, VISTA LAB e CIMA), uma autarquia, uma agência governamental que atua na área do ambiente, duas empresas privadas e uma fundação, que conjuga a investigação realizada com o conhecimento e a informação dos stakeholders do projeto:
