Participação na RapidGov

A Universidade de Évora (UÉ) e a Soluções Digitais de Apoios às Comunidades, Unipessoal Lda (SDAC) formalizaram, no dia 30 de agosto, um protocolo que visa a criação do “RapidGov – Remote Access Platform For Interactive Government Service”. A assinatura do documento decorreu na Universidade de Évora, com a presença de Paulo Quaresma, Vice-reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da UÉ, e Dayn Amade, CEO da SDAC. Participam nesta parceria membros do CREATE, através do Laboratório de Instrumentação, Controlo e Adaptação aos Desafios Ambientais.

O consórcio formado por ambas as entidades focar-se-á no aprimoramento técnico da infraestrutura digital pública móvel, visando a integração eficiente de serviços. O projeto enfatiza a autonomia de mobilidade, privilegiando o uso de motores elétricos em mecanismos de reboque, a reutilização de matérias-primas sustentáveis na construção de infraestrutura, e a eficiência energética através de fontes renováveis. Além disso, estão previstas plataformas avançadas de comunicação de dados e interfaces interativas para facilitar o acesso aos serviços governamentais.

A iniciativa pretende promover a investigação e o desenvolvimento, dinamizando o ecossistema local e a economia circular. É um passo importante rumo à modernização da governação eletrónica e à oferta de serviços públicos mais abrangentes e acessíveis.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *