Dia Mundial do Solo

O Dia Mundial do Solo, celebrado anualmente a 5 de dezembro, é uma data dedicada a sensibilizar a sociedade para a importância vital do solo na sustentabilidade ambiental e na produção de alimentos. Este dia é uma oportunidade para refletir sobre as práticas agrícolas e de conservação que promovem a saúde do solo, garantindo, assim, um futuro próspero e equilibrado para as gerações vindouras.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Solo, teve lugar no dia 5 de dezembro de 2024, no Auditório da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja uma reunião técnica sobre o tema “Solo Vivo e Futuro Sustentável: O papel da saúde do solo”, que contou com a presença de convidados com conhecimento e experiência nesta temática. Esteve presente no evento a comunidade académica, onde a importância do solo e o papel da sociedade na sua conservação foram debatidas no âmbito científico e aplicado à gestão dos agroecossistemas.

Foi exibido o trailer do documentário ‘Kiss the Ground’, seguido de uma palestra pela Professora Cláudia Marques-dos-Santos, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, centrada no tema ‘Solo Vivo e Futuro Sustentável’. A palestra destacou o papel crucial da saúde do solo como alicerce para sistemas agrícolas resilientes e para a mitigação das alterações climáticas.

O evento contou ainda com uma mesa-redonda, moderada por Maria João Costa, da Universidade de Évora, que contou com a participação de Alexandra Tomaz, do Instituto Politécnico de Beja, Isabel Brito, da Universidade de Évora, e Luís Alcino, coordenador do Centro Nacional de Competências InovTechAgro. O debate abordou questões fundamentais sobre práticas regenerativas para a conservação do solo, a integração de tecnologias inovadoras no setor agroalimentar e a importância da cooperação entre ciência e prática para garantir um futuro sustentável.

 

Reforçou-se a importância de preservar a vitalidade dos solos, destacando-os como recursos indispensáveis para a produção de alimentos, proteção da biodiversidade e regulação do clima, sublinhando que um solo saudável é a base para a construção de um futuro mais sustentável e equilibrado.

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *